Logotipo Associação Comercial e Industrial de Andradina

Área do Associado

Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Brasileiro é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Brasileiro é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Gaetano Brancati Luigi, da Associação Comercial de São Paulo, saiu da Itália em 1949 para construir, no Brasil, uma história que tem ganhado o mundo. Ele criou o Marco da Paz, monumento que promove a fraternidade entre os povos e o ideal por um mundo mais pacífico

 

Se o Brasil até hoje não ganhou o Nobel da Paz, não foi por falta de tentativas. Historicamente, essa é a categoria do prêmio que mais recebeu indicações nacionais – e em 2015 não será diferente. Fazendo jus a essa tradição tupiniquim, o empresário ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi poderá, em dezembro deste ano, sair de Oslo com um coração cheio de orgulho e seu nome eternizado na história. O motivo? Seu engajamento na promoção da cultura de paz ao redor do mundo.

A história que inspirou o sr. Luigi - como carinhosamente é chamado nos corredores da Associação Comercial de São Paulo, onde bate o ponto diariamente e atua como assessor da presidência – começou em 1949, quando, aos 12 anos de idade, ele deixou a cidade italiana de Orsomarso em busca de dias melhores na América do Sul, após as agruras do pós-guerra.

“Meu pai foi convocado para as forças armadas, o que obrigou minha mãe, de forma heroica, a cuidar sozinha dos filhos”, relata, com um sotaque acolhedor.

Luigi desembarcou na Argentina. Vinte anos mais tarde, chegou ao Brasil.

Em 1999, como vice-presidente da ACSP, ele percebeu que o sino da igreja do Pátio do Colégio - que fica em frente à entidade - não tocava. “Eu falei para o padre na época: a igreja não pode ficar sem a campana!”.

Com o apoio da Associação e de um empresário da área de fundição de metais, um sino novo foi instalado na torre do Pátio. No dia da inauguração - no mesmo lugar em que a cidade de São Paulo foi fundada - nascia também, na mente e no coração de Luigi, um ideal. “Quando a luz do Sol bateu no sino e foi refletida nos meus olhos, tive a ideia de criar o Marco da Paz”, relata, emocionado.

E não parou por aí: o monumento foi difundido pelo mundo e está atualmente em 23 localidades, buscando disseminar a cultura de paz e a fraternidade entre os povos. “A ideia surgiu do sentimento de um garoto que passou muitas dificuldades. A credibilidade que o Marco da Paz tem no mundo é muito grande, com projetos de instalação em andamento nos cinco continentes”, relata sr. Luigi.  

O Nobel

 


Rua Dr. Orensy Rodrigues da Silva, 628 - Centro
Andradina/SP
CEP: 16901-003
Telefone: (18) 3722-1320
FACEBOOK Associação Comercial e Industrial de Andradina
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA